Quem somos

Promoções

Câmbio

Corporativo

Inhotim

Seguros

Lojas

Visto

ESG

Blog

Contato

Dia da Arte no Inhotim – Inauguração de 3 novas exposições

A arte desempenha um papel fundamental na sociedade, servindo como uma poderosa e verdadeira forma de expressão, reflexão e comunicação.

Nesse sentido, as exposições artísticas não apenas celebram a criatividade humana, mas também provocam pensamento crítico, promovem o diálogo cultural e inspiram novas perspectivas. Elas proporcionam um espaço para artistas expressarem suas ideias, emoções e visões de mundo, enquanto convidam o público a mergulhar em experiências estéticas profundas e significativas. 

Além disso, as exposições artísticas contribuem para o enriquecimento cultural das comunidades, incentivando a apreciação da diversidade, a valorização da história e o desenvolvimento da identidade cultural.

O Dia Mundial da Arte, celebrado anualmente em 15 de abril, é uma ocasião internacional dedicada a promover a conscientização e apreciação das belas artes em todo o mundo. Estabelecido pela Associação Internacional de Arte (IAA), este dia serve como uma plataforma para reconhecer e celebrar a importância da expressão criativa em todas as suas formas.

Desde sua criação em 2012, o Dia Mundial da Arte tem sido marcado por uma ampla gama de eventos e atividades organizadas por comunidades artísticas, instituições e indivíduos em todo o mundo. Essas atividades incluem exposições especiais em museus, feiras de arte, workshops, conferências, performances e muito mais. 

Neste contexto de celebração artística, o Instituto Inhotim inaugura 3 novas exposições a partir de 13 de abril de 2024, que ocuparão as Galerias Galpão, Praça e Lago. 

Vamos dar uma olhada em cada uma delas!

O Barco | The Boat (2021)

Grada Kilomba apresenta “O Barco“: Inédito no Brasil, o trabalho leva para dentro da Galeria Galpão a obra escultórica, performática e poética da artista.

Com 134 blocos de madeira queimada dispostos no chão, revela-se a arqueologia do fundo dos barcos para acomodar os corpos de milhões de pessoas africanas escravizadas. Ao longo do deslocamento pelos blocos, se revela um poema da artista traduzido para seis línguas: Yoruba, Kimbundu, Crioulo de Cabo Verde, Português, Inglês e Árabe da Síria.

Dentro da programação de abertura, será realizada no domingo, dia 14 de abril, às 14h, uma performance dirigida pela artista, com cantores, percussionistas e bailarinos do ensemble Lisboa.

A entrada é gratuita para quem visitar o Inhotim neste dia, mas está sujeita a lotação. Além disso, é necessário retirar o ingresso na Galeria Galpão às 13h, uma hora antes da apresentação.

Esconjuro

Paulo Nazareth nos coloca em contato com “Esconjuro“: Exposição monográfica com trabalhos inéditos, novos arranjos e releituras de suas obras, na Galeria Praça e em outros pontos do Inhotim.

Partindo das relações entre história, território e deslocamentos, o artista apresenta exposição na qual tempo-espaço são alargados e conjugados em estações, confirmando a obra de Paulo Nazareth como uma presença viva e dinâmica ao longo de 18 meses no Instituto.

A primeira configuração da exposição é composta por obras que apontam diversas maneiras de se relacionar com a terra, seus ciclos e as transformações que suscitam no meio ambiente, mas também indicam as práticas de exploração e disputa historicamente conhecidas no território.

Ensaios sobre paisagem

A Galeria Lago recebe “Ensaios sobre paisagem” com obras de Aislan Pankararu, Ana Cláudia Almeida, Castiel Vitorino Brasileiro e Zé Carlos Garcia.

A nova exposição coletiva do Inhotim, que também será inaugurada no dia 13 de abril, reúne artistas que amplificam as discussões sobre a natureza em suas diversas práticas artísticas.

Engajada em uma pauta global que tem se dedicado, cada vez mais, às discussões, à pesquisa e aos efeitos das mudanças climáticas que se mostram irreversíveis, a arte ressignifica a paisagem em obras que lidam com essas questões de modo expansivo.

Precisando de ajuda para planejar sua viagem ao Inhotim?

Planejar é fundamental para uma viagem proveitosa ao Instituto Inhotim, dada sua vastidão e diversidade de atrações. É essencial reservar ingressos com antecedência, considerar opções de transporte e elaborar um roteiro de visita personalizado. 

A Belvitur, como agência de viagens oficial do Inhotim, desempenha um papel crucial ao oferecer pacotes turísticos completos e assistência personalizada para garantir uma experiência tranquila e memorável aos visitantes.

Com a Belvitur você tem assistência em todos os aspectos da sua visita ao Inhotim: ingressos, transfer, visita com mediador, transporte interno (para se locomover pelo parque), além de reservas para almoço nos dois restaurantes do museu.

Assim, considerar a Belvitur como sua agência de viagens pode simplificar o planejamento da viagem e proporcionar uma jornada enriquecedora pelo mundo da arte e da natureza!

Quer receber as melhores promoções por e-mail?

Etiqueta para proteger a bagagem.

Bagagem: Saiba como Proteger a sua

Por isso, a equipe da Belvitur vai dividir algumas dicas valiosas de como proteger sua bagagem e evitar contratempos durante a viagem. Garantindo que seus pertences cheguem ao destino em segurança!

Conceito de viagens em família.

7 Destinos para Viagens em Família

Uma viagem em família é uma oportunidade preciosa para desfrutar de momentos preciosos juntos, além de criar laços e memórias duradouras. É um momento para escapar da rotina diária e se lançar em novas experiências, explorando destinos que não apenas cativam os adultos, mas também capturam a imaginação das crianças.

Shopping Sete Lagoas

Tel: 55 (31) 3700-9090

BePark Estacionamento

Tel: 55 (31) 3681-9090

Belvitur Inhotim

Tel: 55 (31) 3290-9180

Shopping Rio Sul - RJ

Lazer: Tel: 55 (21) 2295-7030
Câmbio: Tel: 55 (21) 2295-7030

Shopping Del Rey

Câmbio (31) 39724385 / Loja (31) 3415-9090

São Paulo - SP

Tel: 55 (11) 4240-9090

Shopping Contagem

Tel: 55 (31) 3363-9090

Itaú Power Shopping

Tel: 55 (31) 3195-6589

Boulevard Shopping

Lazer: Tel: 55 (31) 3213-9090
Câmbio: Tel: 55 (31) 3972-9015

Minas Shopping

Tel: 55 (31) 3244-9090

Diamond Mall

Tel: 55 (31) 3078-9090

Shopping Estação BH

Lazer: Tel: 55 (31) 3456-9090
Câmbio: Tel: 55 (31) 3972-4390

Lourdes (Matriz)

Tel: 55 (31) 3290-9090 – Fax: 55 (31) 3290-9033
Rua Antônio Aleixo, 604 – Lourdes – Belo Horizonte – MG – Brasil.