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Conhece os 7 tipos de descanso? Organize suas férias de acordo com eles

Conhece os 7 tipos de descanso? Organize suas férias de acordo com eles

Há quanto tempo você sente que não descansa por completo? Seja por faltar algumas horinhas de sono, ou por, mesmo dormindo as horas necessárias, acordar cansado de alguma forma. Seja o cansaço físico, mental, ou de qualquer outra área da vida e do corpo que estejamos sentindo que falta um pouco mais de atenção, a boa notícia é que há saída: o descanso focado. 

E por “focado”, queremos dizer que é importante saber o que está causando o cansaço e como pode ser a melhor solução para isso – esse descanso com foco pode ter nome, afinal a Dra Saundra Dalton-Smith, contou em um TED Talk, que existem 7 tipos de descanso – sim, vai além de dormir horas a mais no final de semana ou ficar um tempo determinado longe das redes sociais, por exemplo. 

A palestra de nome “A real razão porque estamos cansados e o que fazer sobre isso” (em tradução livre) é um convite para abrirmos o olho e vermos como podemos descansar de maneira mais assertiva com o que nosso corpo realmente precisa – e uma dica dos nossos especialistas: existem atividades que podem nos ajudar a descansar, até mesmo uma viagem pode ser o caminho. Vem com a gente descobrir mais dos tipos de descanso! 

Descanso físico 

O mais conhecido de todos e mais básico de ser resolvido, nós realmente sabemos quando estamos cansados fisicamente – por isso, algumas coisas podem ser feitas. Seja dormir algumas horas a mais, com o sono profundo e que realmente ajuda a descansar, ou com atividades de meditação e yoga, por exemplo. Nesse caso, que tal uma viagem para a praia? Colocar os pés na areia e encarar o oceano pode ajudar não só no descanso físico, mas no segundo que vamos citar aqui também! 

Descanso mental 

Se sentindo sobrecarregado no trabalho ou talvez com uma grande dificuldade para dormir, como se não tivesse fechado os olhos na noite anterior? Pode ser que o descanso mental caia bem para você nesse momento! Tente criar o hábito de fazer pequenas pausas durante o dia para uma meditação, ou apenas lidar com um pensamento por vez. Se puder planejar uma viagem de poucos dias ou até mesmo por um final de semana, o ecoturismo é uma prática que foca na natureza e pode ajudar neste momento – que tal explorar a Mata Atlântica? 

Descanso sensorial 

Informações de trabalho sempre em mente, no carro o rádio está ligado, as redes sociais estão conectadas e diversas outras atividades que precisam de atenção ao longo do dia estão no foco. Se identificou com esse cenário ao longo da rotina? Você pode estar precisando descansar seus sentidos – seja fechando os olhos para focar no momento presente, com técnicas de respiração ou até mesmo se desconectando dos eletrônicos no final do dia. 

Mas, se mesmo assim precisar de uma ajuda extra, ir para um retiro sem celular pode ser uma boa escolha, retiro do silêncio ou até mesmo algo relacionado à religião, para que as conexões e o turbilhão de pensamentos sejam acalmados dentro de você. 

Descanso criativo

Sua rotina exige bastante criatividade, novas ideias e resolução de problemas? Pode ser que hora ou outra você se veja precisando de um descanso criativo e, nesse momento, é ideal que os momentos ao ar livre sejam incluídos na rotina. Tire alguns minutos do dia para uma caminhada no parque próximo à sua casa, ao final de semana encontre uma trilha para fazer ou passe um tempo no quintal. Além disso, se estiver com uma viagem em mente ou se aproximando, lembre-se de incluir atividades criativas, como visitas a museus e observar obras de arte ao ar livre que, certamente, estimulará a criatividade.  

Descanso emocional 

É necessário para as pessoas que estão sempre disponíveis para outras pessoas, que faz favores e que outras dependem de certa forma. Nesse caso, um tempo sozinha pode ser o ideal para reorganizar as ideias e pensamentos, além de sentimentos que podem ficar embaralhados. Além de práticas no dia a dia, incluindo uma meditação ou anotar os pensamentos e sentimentos, a terapia é ideal. 

Se você se dispor a passar um tempo sozinho, pode ser que se jogar em uma viagem solo seja uma boa saída, não precisa ir longe, um final de semana próximo à sua cidade ou até algo mais elaborado durante as férias podem fortalecer o emocional. 

Descanso social 

Geralmente pode vir acompanhado do descanso emocional, e as relações pessoais podem contribuir ainda mais para o descanso – bem como para o cansaço. Por isso, é importante se cercar de pessoas que contribuem para o descanso, sem a necessidade de consumir algo vindo de você, apenas estarem próximos. Que tal passar um tempo com as pessoas que te amam, sua família e amigos? Ou até mesmo seguir firme na ideia da viagem solo! 

Descanso espiritual 

A habilidade de se conectar além do físico e mental está no espiritual, seja com orações, meditações, conexão com a comunidade ou até em sentir que está contribuindo para algo maior. O descanso espiritual pode ser praticado no dia a dia, em nossa própria rotina, ou em alguma viagem, seja cuidando de você para se conectar com o que acredita, em um retiro espiritual ou viagem para visitar centros importantes para você e sua religião, por exemplo, ou cuidando do planeta e das pessoas, em viagens que promovem o trabalho voluntário. 

Por fim, a Dra Saundra convida para uma “revolução do descanso” e nós queremos participar proporcionando experiências e atividades que vão de encontro com suas necessidades do momento. Planejar viagens não deve ser algo estressante ou que gere ainda mais cansaço e preocupações para o dia a dia, por isso nossos consultores são responsáveis por traduzir seus desejos em roteiros e viagens impecáveis. Fale com a Belvitur!

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